Home


Mentoring

O que é o Mentoring na Empresa?

O Mentoring na Empresa envolve questões de vida e carreira.

É a construção de uma relação de características muito especiais e bem definidas, entre duas pessoas: um mentorado e um mentor, propiciado e custeado pela Empresa a que pertence o mentorado.

É um processo de longo prazo que comporta ou utiliza outras modalidades de atuação, como coaching, com o foco ajustado no treinamento objetivo para melhoria da performance atual, a avaliação de perfil pessoal e informações significativas sobre o desempenho profissional e a orientação para as questões em sua totalidade.

Por que estabelecer o Mentoring na Empresa?

Para estabelecer um processo de comprometimento mútuo – Empresa X Funcionário – com o real objetivo de desenvolverem juntos todas as potencialidades, e mais ainda na melhoria da qualidade de vida. Para diminuir o estrelismo de funcionários que ao invés de juntarem seu brilho ao grupo para juntos formarem um grande sol, vivem batendo suas pontas com as dos outros produzindo faíscas.

Como escolher os mentorados? A escolha pode ser bastante pontual e focada em:

• Funcionários envolvidos em projetos estratégicos ou transformadores.

• Talentos recém promovidos para os quais se deve garantir instrumentos de aceleração para aquisição de maturidade.

• Acolhimento de expatriados.

• Funcionários que por qualquer motivo estejam tendo um rebaixamento em qualquer uma de suas competências, mas que além de serem importantes para a Empresa, possuem um histórico que mereça ser validado.

• Funcionários em fase de aposentadoria.

• Funcionários incluídos em Planos de demissão.

As Quatro Fases do Mentoring na Empresa

1. Contato com todo o material relativo à avaliação de performance do mentorado, isso pode incluir : material escrito ou entrevista com pares, superiores e subordinados.

2. Entrevista com o Mentorado para definição do que será trabalhado.

3. Aplicação de instrumentos para composição dos dados pessoais e de personalidade do mentorado.

4. Encontros periódicos para o trabalho de mentoring.

Assumir a responsabilidade pelas próprias escolhas é uma das conseqüências positivas do Mentoring. Os indivíduos passam a ter maior clareza sobre seus limites e seu potencial. O trabalho passa a ser encarado com satisfação e existe um profundo respeito pela Empresa que lhe propiciou passar pelo processo de Mentoring. Existe a real consciência de que trazer o sonho para o aqui e agora não é milagre, mas simples ato de vontade para o qual é preciso investir e criar condições.